SAÚDE MENTAL: Descontrole Emocional
- santistacleber
- 27 de set. de 2021
- 2 min de leitura
O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor, diante de acontecimentos negativos e imprevistos. As responsabilidades do dia a dia, o trabalho, em geral os relacionamentos, as frustrações e a necessidade de se adequar aos padrões impostos pela sociedade, são alguns fatores que podem causar sérios desequilíbrios.
Algumas pessoas são mais sensíveis e estão mais propensas a esses acontecimentos, mas isso não quer dizer que não pode acontecer com qualquer pessoa. As emoções estão presentes em todas as situações da vida e, quando elas estão em desarmonia, podem fazer com que o indivíduo se comporte de maneira inadequada e tenha prejuízos em sua saúde e relacionamentos.
O desequilíbrio emocional é responsável por causar sintomas mentais e sentimentais,como estresse e depressão e também problemas físicos.
“Tal pessoa tem temperamento forte”. Às vezes esse comentário parece um elogio, mas na maioria das vezes se trata de uma critica. Temperamento forte pode significar uma pessoa que sabe o que quer, mas também significa uma pessoa muito difícil de lidar, quer o que quer e passa por cima de quem for para conseguir.
Sintomas de desequilíbrio emocional
Problemas de concentração: A falta de concentração pode trazer sérios problemas, fazendo com que a pessoa viva em um “mundo paralelo”, apresentando grandes dificuldades em manter o foco. Ela é uma das grandes causadoras da improdutividade.
Irritabilidade e descontrole: Pessoas emocionalmente desequilibradas não conseguem lidar com as situações adversas da vida com serenidade. Por isso, ao lidar com situações que possam parecer normais aos olhos de qualquer pessoa, esses indivíduos ficam irritados e exaltados.
Em conjunto com a irritabilidade está o descontrole. Quem está emocionalmente desequilibrado deixa as emoções falarem mais alto do que a razão e tomam atitudes que seriam moralmente questionáveis — como arrumar briga no trânsito, por exemplo.
Insônia: Quem sofre com um desequilíbrio emocional tende a passar noites em claro. Porém, mesmo que tentem usar esse tempo acordado para fazer algo produtivo, este indivíduo não consegue fazer nada por conta do cansaço que está sentindo.
Dores: O aparecimento de dores físicas é uma das primeiras manifestações do desequilíbrio emocional. A dor de cabeça (enxaqueca) é o principal sintoma, mas também pode ocorrer fortes dores musculares e gastrite.
Para alcançar o equilíbrio, a dica é praticar atividades físicas, exercícios de respiração e relaxamento. Além disso, mantenha uma alimentação balanceada e concilie a vida profissional com a pessoal, lembrando que todos precisam de momentos de lazer. Ter o emocional equilibrado é bom para você e para as pessoas que estão ao seu lado.
Para se fechar o diagnóstico, o psicólogo poderá considerar não só os sintomas, mas também todo o comportamento, analisar histórico familiar, estudar que influencia teve tanto o ambiente onde essa pessoa viveu como a genética.

Dra. Liamara Tezzon Dutra
Psicóloga (CRP 06 / 95012)
Atendimento Presencial e Online em Campo Limpo Paulista e Jundiaí.
Telefone / whatsapp: (11) 99927-8515
Referencias: https://psicoter.com.br/desequilibrio-emocional/
Comments